sábado, 22 de abril de 2017

DEFINIÇÃO: SOLIDARIEDADE

SOLIDARIEDADE

Resultado de imagem para solidariedade humana

O que é Solidariedade?
(Por Significados.com)

Solidariedade é o substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros.

A palavra solidariedade tem origem no francês solidarité que também pode remeter para uma responsabilidade recíproca.

Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas desamparadas. Ex: Depois do terremoto do Haiti, vários países enviaram ajuda financeira como demonstração de solidariedade.

Âmbito Jurídico

A solidariedade pode dizer respeito a um acordo que um elemento tem um sentido de obrigação perante outro elemento. Normalmente acontece quando existem vários devedores interligados por determinados interesses, cujo credor pode cobrar o pagamento. Neste caso é comum falar de solidariedade tributária, que está contemplada nos artigos 124 e 125 do Código Nacional Tributário (CTN).

Segundo a Sociologia

De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.

A solidariedade mecânica expressa a parecença entre indivíduos e ajusta os detalhes da ligação entre esses mesmos indivíduos. Este tipo de solidariedade se manifesta através da religião, família, dos costumes e tradições, ou seja, aspectos que contribuem para o vínculo social.

A solidariedade orgânica também tem como objetivo melhorar o vínculo social, mas isso acontece através da divisão social do trabalho. Neste caso, a diferenciação entre os indivíduos através do trabalho resulta na solidariedade, quando existe a interdependência e o reconhecimento que todos são importantes.

Um valor humano
(Por Blog Edukavita)

A solidariedade é um dos valores humanos por excelência, o que é esperado quando outro significativo requer nossos bons sentimentos para sair na frente. Nestes termos, a solidariedade é definida como a colaboração mútua em pessoas, como que sentindo que une as pessoas em todos os momentos, especialmente quando é experiência difícil, que não é fácil deixar de experiências.

Devido o verdadeiro significado da solidariedade não é será que ouvir este termo mais frequentemente quando estamos em tempos de guerra ou de grandes alfaiates naturais. Desta forma, graças à solidariedade é possível dar uma mão para aqueles que são menos afortunados com este tipo de situação.

Como vemos, a solidariedade é mais do que tudo, um ato social, uma ação que permite que o ser humano manter e manter em sua natureza de ser social. Face ao exposto, é que é essencial para incentivar e desenvolver a solidariedade em todas as suas bordas, pois não só é necessária a realização de ações que serão necessários em tempos de guerra ou catástrofes naturais, mas será essencial quando qualquer um dos nossos entes queridos, sejam eles amigos ou família, ter um problema que a nossa ajuda ou empresa são um contributo para melhorar a situação um pouco.

Não é surpreendente então que a solidariedade se comportar como base de muitos outros valores humanos ou mesmo nossas mais valiosa das relações sociais, como é o caso da amizade. Neste sentido, a solidariedade que nos permite sentir conectada com outras pessoas em um relacionamento que envolve sentimentos necessários para manter o funcionamento normal do social.

Em termos mais gerais, pode mesmo deixar a sensação de homem que pertence a um determinado lugar, em outras palavras, permite desenvolver sentimentos como pertencentes a determinada nação, mantendo os cidadãos de um lugar de luta juntos por uma razão ou trabalhar juntos para alcançar o mesmo objectivo.

Pense nisso!!!

Seja solidário!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário