sábado, 22 de abril de 2017

ARTIGO: VOCÊ FAZ FALTA? ABORDAGEM CRISTÃ SOBRE DEPRESSÃO E SUICÍDIO

Você faz falta?
(Por Thiago Salles – Do site LOGOS - 22/04/2017)

Resultado de imagem para pessoa sozinha triste

Diante do grande fluxo de informações que recebemos todos os dias, esta semana algo me chamou a atenção, que foi a quantidade de matérias e reportagens falando sobre um assunto que muitas vezes nos esquivamos de falar ou nem mesmo conseguimos dar nossa opinião, mas que existe e é uma realidade no mundo inteiro; o suicídio.

Você pode ter escutado muito nessas últimas semanas sobre “Baleia azul” ou “13 reasons why” e não estar entendendo até agora que relação possuem com o suicídio. O primeiro, trata-se de um “jogo” onde um curador envia uma série de 50 tarefas, principalmente para adolescentes entre 12 e 14 anos, onde alguns desses desafios são como por exemplo: ouvir musicas tristes, ver filmes de terror, se cortar com gilete e até o ultimo desafio que é o suicídio. 

O segundo, "13 reasons why" nada mais é que uma série que trata também deste assunto, mostrando as 13 razões que levaram uma adolescente a cometer suicídio. Coincidência ou não estes dois assuntos são os mais comentados entre os jovens e adolescentes e despertou em muitos a necessidade de falar sobre o tema, pois foi comentado que isto estaria gerando nos jovens uma influência para cometerem suicídio.

Primeiramente, devemos ter em mente que não é uma série ou um jogo que levará jovens ou adolescentes a tirarem sua própria vida, isso nada mais é que uma consequência de diversos fatores que não foram tratados, discutidos ou até mesmo medicados e culminaram nessa terrível decisão, que é a chamada doença silenciosa: a depressão.

A depressão é uma doença cientificamente comprovada, e que pode ser causada por uma série de fatores genéticos, ambientais e psicológicos, e portanto deve ser tratada como tal. No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si, portanto é imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Não estou de forma alguma anulando o poder de Deus sobre este assunto, pois "Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos" [Bíblia, livro de Efésios.3:20], mas o que temos que ter bem esclarecido em nossa mente, é que esta doença pode ser simplesmente física e não espiritual. Se eu tenho asma, por exemplo, e somente oro a Deus para que Ele me cure, pode chegar um dia em que tenha uma crise e não esteja com minha medicação ao meu lado e isso pode me levar a morte, e a depressão não é diferente de uma asma e deve ser tratada!

O Brasil é o 8º país onde se cometem mais suicídios no mundo, nos últimos 25 anos a taxa de suicídio entre jovens aumentou em 30%, a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, 75% dos suicídios ocorre em países de baixa renda, aproximadamente 10% da população brasileira é diagnosticada com depressão, o suicídio tem matado mais jovens do que o HIV, esses são somente alguns dados importantes para analisarmos a importância deste assunto.

Nós cristãos, muitas vezes agimos com covardia ao falar que tudo é espiritual, pois estamos em nossa zona de conforto e podemos deixar para Deus aquilo que muitas vezes devemos tratar através de relacionamento e amor ao próximo. Este assunto nos leva a uma direção sobre como estão os nossos relacionamentos hoje em dia e o verdadeiro valor da nossa vida.

Nossos relacionamentos hoje são muito superficiais, tratamos amizades como meros números, de seguidores ou inscritos, basta escolher sua rede social. Essa forma de nos tratarmos tem nos levado a criarmos comunidades cada vez mais individualistas e solitárias, deixando de lado um dos maiores benefícios de uma amizade, que é ajudar o próximo quando ele realmente precisa de ajuda. Doar tempo tem sido um dos maiores desafios em nossos relacionamentos pois nós não temos tempo pra nada, pois tudo toma o nosso tempo, pode parecer confuso mas é o que acontece.

Junto a isso tudo, vivemos em um mundo que muitas vezes não temos muita esperança, basta ouvirmos 30 segundos de um noticiário para acharmos que a humanidade esta perdida. O futuro é incerto sim, muitas vezes não temos segurança naquilo que estamos colocando nossa mão e dedicando tempo de nossas vidas, as vezes parece que nada faz sentido, que verdadeiramente vivemos sozinhos e que nada vai mudar por maior esforço que eu faça.

Mas o mistério está em que nós realmente não temos controle ou poder sobre nada e a nossa esperança não deve estar em algo que podemos ver. Em [Bíblia, livro de Romanos 8:24-25] diz: "Pois nessa esperança fomos salvos. Mas esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas, se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.” e diz também em [Bíblia, livro de Romanos 12:12] “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração."

Existe uma verdade, e é incontestável … você é único! Não existe ninguém, por mais parecido que seja, que seja exatamente igual a você. E não é coincidência, ou acaso que você foi criado, mesmo que você não seja um fruto "programado" de uma relação entre seus pais, pois sabemos que pode existir uma gravidez indesejada, mas Deus nunca gerou um filho por acaso, toda criação tem um propósito, toda vida tem um valor. Você possui muitos dons e talentos e muitas vezes ainda não levou o tempo necessário para descobrir que o possui dentro de você. Muitas vidas estão sendo interrompidas sem conhecer o verdadeiro valor e preciosidades que existem dentro delas! Em [Bíblia, livro de Êxodo.35:30-35] podemos ver um exemplo muito interessante sobre como Deus nos capacita com dons e talentos específicos para um determinado propósito.

A maior prova de valor da vida que podemos ver na bíblia é o que retrata em [Bíblia, livro de João 3:16]. Existe uma forma de amor tão incrível que foi capaz de um pai doar seu filho por amor a você! Portanto não existe tribulação, dificuldade, problema, enfermidade que se sobreponha ao poder do amor de Deus por você. Em [Bíblia, livro de Isaías.49:26] diz que "mesmo que uma mãe se esquecesse do seu filho que amamenta, Ele nunca se esquecerá de nós". Deixe-se ser amado pelo amor de Deus, e então você verá que o sentido que faltava em sua vida encontra-se em um único lugar, e está na presença Dele! Você tem valor, você faz falta!

Para acesso as referências bíblicas citadas: 

Para mais informações sobre ajuda relacionada a este assunto, visite o link abaixo:


Deus te abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário