quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ARTIGO: ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A ORAÇÃO, POR TRASMONTANO

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A ORAÇÃO
(Por Patrícia S. Trasmontano, do Blog Espiritualidade Gera Saúde)

Resultado de imagem para oração

Palavras Iniciais...

É um prazer poder compartilhar com vocês, algumas abordagens sobre a "Espiritualidade na Saúde".

Neste sentido, sinto-me incentivada a escrever e apresentar alguns olhares sobre o tema "Oração", algo que é presente em minhas vivências espirituais, sociais e profissionais na área de saúde. 

Como detenho um maior aprofundamento sobre oração na doutrina cristã, este será o ponto de vista adotado para escrever o artigo. Porém, não pretendo anular outros pontos de vista, pois compreendo que cada pessoa experiencia a sua espiritualidade de modo muito singular e especial. 

A finalidade é que ao aderir esta prática, a pessoa tenha oportunidade para se autoconhecer, encontrar um caminho para mitigar seu sofrimento, confortar a sua alma, e refletir acerca de seu comportamento e cuidados com a sua saúde, integralmente.

Espero contribuir positivamente, para aqueles que adotam prática semelhante, para aqueles que desejam experimentar algo novo, e tornar conhecido à aqueles que adotam outras práticas de oração.

Para este momento de reflexão, apresento três contribuições: 

* A Oração é Autoconhecimento

Resultado de imagem para oração

O Teólogo Anselm Grün, embasado no monaquismo antigo, em seu livro "Oração e Autoconhecimento", pela Editora Vozes, cita que:

"A prática da oração que encontramos nos monges do terceiro ao sexto século é uma verdadeira mina de experiências psicológicas. Para os antigos monges, a via religiosa e a via psicológica ainda não eram caminhos separados. Para eles, a via puramente religiosa também era ao mesmo tempo a via psicológica. A via religiosa incluía todos os conhecimentos e métodos psicológicos que hoje são reclamados por uma ciência que se tornou independente" (p.12).

"Para os antigos monges, a oração era fonte de autoconhecimento e o remédio para todas as feridas que nós hoje tentamos curar por meio de técnicas psicológicas. A oração possui, ao mesmo tempo, duas funções: uma função analítica e uma função terapêutica. Na oração o homem reconhece todos os seus erros, todas as suas enfermidades, e através da oração ele experimenta a cura(p.12).

"O orante não é apenas um homem piedoso, mas, pela oração, ele também torna-se mais  amadurecido, mais sadio, mais sábio, mais perfeito, um homem de quem hoje nós diríamos que encontrou o caminho para si próprio, que se identificou consigo, um homem realizado" (p.12).

"A capacidade que a oração possui para nos levar a um autoconhecimento mais profundo fundamenta-se no fato de ela confrontar-nos com Deus. Oração não é monólogo, oração não é narcisismo, mas oração é diálogo, encontro com um TU. Deus não é apenas a razão de ser da existência da minha alma, mas Ele também É um interlocutor (p.25)".

"(...) o objetivo da oração é o encontro do homem com Deus (p.30)".

"O autoconhecimento não acontece apenas em vista de mim mesmo, mas em uma medida importante em vista do próximo. Por isso, orar pelo próximo é um método fecundo de autoconhecimento (p.33)".

"Outro método de oração que me leva a conhecer-me é a ação de graças (p.35)".

* Uma Dieta Balanceada de Oração

Resultado de imagem para oração

O Pastor Arlington Silva, líder na Assembléia de Deus da Madama (SG/ RJ/ Brasil), sugere uma dieta balanceada de oração. Conforme descreveu no boletim dominical do mês de agosto/ 2016:

A maioria das pessoas têm dificuldade quando o assunto é oração. Temos dificuldade natural de nos concentrarmos, e por vezes deixamos nossa mente divagar sobre outros assuntos. Ficamos assim, decepcionados, porque não conseguimos ficar muito tempo em oração. Quero te apresentar uma forma simples de passar um tempo relevante com Deus em oração. São cinco tipos básicos de oração, que devem existir em nosso tempo devocional:

1- Louvor, Adoração e Ação de Graças
Passe pelo menos 1 minuto apenas, adorando a Deus. A diferença entre louvor e adoração, é que o LOUVOR exalta o que Deus faz, e a ADORAÇÃO enaltece quem Deus É.

2- Confissão
Invista um tempo avaliando sua vida, e não tenha medo de se expor na presença de Deus. Lembre-se, Deus sabe qual é o seu pecado [falha, erro, desobediência, maldades], mas e você? Sabe? Procure confessar de forma mais específica possível, para que você não venha cair no mesmo erro novamente.

3- Petição
Peça a Deus não somente pelas coisas materiais, mas também pelas espirituais. Peça entendimento, discernimento, e que o mal não consiga interferir no seu relacionamento com Deus.

4- Intercessão
É o momento de lembrar dos outros. "Alegrai com os que se alegram e chorai com os que choram", diz a Palavra de Deus [Bíblia]. Faça uma lista de pessoas que pediram oração a você. Seja específico, e não esqueça de saber da pessoa, se ela ainda precisa de oração.

5- Meditação e Reflexão
Muitos de nós, têm ignorado esta importante etapa da oração. Mas são nesses momentos, que Deus fala conosco. Fique um tempo quieto, ouvindo a voz de Deus.

Que nós possamos estabelecer uma forma saudável de nos relacionarmos com Deus.Tenho certeza, que se você investir pelo menos 1 minuto em cada etapa de oração, terá um momento relevante e sincero na presença de Deus.

* O Modelo de Oração

Resultado de imagem para oração

Há muito tempo atrás, em Israel, O Mestre Jesus de Nazaré, O Cristo, Salvador de todos os seres humanos, ensinou aos seus discípulos uma oração, que é o modelo para todos os que N'Ele creem. 

Esta oração, conhecida como "O Pai Nosso", ainda é feita nestes dias, globalmente. Pode ser feita pessoalmente, ou em grupo; á beira do leito; em meio as situações difíceis; em dias de festa; em reuniões solenes; entre outros. Na Bíblia Sagrada, esta oração é citada no Novo Testamento, e referenciada no Livro de Mateus, capítulo 6, e versículos 9 ao 13:

"Vocês, orem assim:
‘Pai nosso, que estás nos céus! 
Santificado seja o Teu nome.
Venha o Teu Reino; seja feita a Tua vontade, 
assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Perdoa as nossas dívidas, 
assim como perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, 
porque Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. 
Amém!"

Palavras Finais...

Neste ponto, não almejo fazer uma conclusão, pois trata-se de um momento de reflexão, onde o caro leitor tem total liberdade para pensar sobre este assunto.

Quanto aos que defendem um olhar com o rigor da Ciência, diferente ao teológico, filosófico ou existencial, esta tem pesquisado acerca dos benefícios e o poder da oração na saúde humana, porém, ainda não houve um consenso definitivo. São necessários maiores investimentos em pesquisas sobre a temática. Todavia, acredito que somos capazes de conhecer o fenômeno em parte, e não totalmente. 

Um caminho para descobertas é ser receptivo ao mundo das percepções, sensações e experiênciasSinceramente, uma vivência tão profunda, subjetiva, íntima e transcendente, não cabe e nem tampouco, se adéqua aos cálculos, padrões e atos de verificabilidade puramente científicos. De qualquer modo, continuemos tentando, pois já há muitas contribuições neste sentido.

Portanto, contemplo com Ações de Graças, o vivenciar de tantas experiências últimas, surpreendentes, miraculosas e indizíveis, na minha vida, bem como, na de outras pessoas, referentes a oração. 

Vamos praticar???

A minha oração é que vocês e seus familiares 
tenham um ano próspero e abençoado por Deus, 
em Nome de Jesus!!! 
Amém!!!