quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MÚSICA: É PRECISO SABER VIVER (ROBERTO CARLOS & TITÃS)



É Preciso Saber Viver
(Roberto Carlos & Titãs)


Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!

ARTIGO: A INTERIORIZAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UMA INOVAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE


A Interiorização da Espiritualidade nas Relações Interpessoais: Uma Inovação do Cuidado em Saúde
(Por Enfª Patrícia da Silva Trasmontano)

 

CONSIDERAÇÕES

Os relacionamentos interpessoais são fundamentais para que uma pessoa possa se expressar espiritualmente e se desenvolver enquanto ser. Algo que se revela pelo cuidado, atenção, carinho, atos de bondade e solidariedade com o outro, amizade, apoio, respeito, amor, perdão, e atitudes de promover a esperança, a paz e união. A espiritualidade nutre a vida como um todo, e principalmente, na conexão com o próximo. E no cuidado ao enfermo, emerge como um caminho para a reabilitação, consolo e até cura.
 
RESUMO
 
Introdução: O fenômeno “Espiritualidade” tem sido abordado expressivamente pela comunidade científica, como um meio inovador de promover qualidade de vida e saúde as pessoas, frente à criticidade vivenciada pelos sistemas de saúde, que lidam com o crescente envelhecimento da população e os altos custos das terapêuticas. Como conceito psicossocial e multidimensional da experiência humana, tendo em vista os aspectos experienciais e emocionais de um indivíduo, elaborou-se este presente relato.
Objetivo: Descrever a experiência desvelada pela interiorização da espiritualidade nas relações interpessoais entre cuidador e ser cuidado, durante uma assistência em saúde.
Método: Trata-se de um relato de experiência, referente à assistência oferecida a um paciente criticamente enfermo, em uma unidade hospitalar pública do Estado do Rio de Janeiro, no período de março a abril de 2013. Resultados: O expressar da espiritualidade na assistência, através do suporte emocional, compaixão pelo outro, respeito e valorização deste ser cuidado, possibilitou o acolhimento, o conforto e uma considerável melhora do quadro clínico do paciente, a criação de vínculo com o profissional de saúde e a adesão ao tratamento ofertado. Conclusão: A interiorização da espiritualidade nos cuidados em saúde empodera e qualifica as relações interpessoais, por possibilitar o encontro entre o cuidador e ser cuidado, além de transformar e fortalecer os sistemas de saúde, que adquire o caráter de humanizado e defensor da vida. 
Palavras-Chave: Espiritualidade; Relações Interpessoais; Saúde.

FONTE: TRASMONTANO, Patrícia da Silva et al. A Interiorização da Espiritualidade nas Relações Interpessoais: Uma Inovação do Cuidado em Saúde. In: III Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal e do I Encontro Latino-Americano sobre Família e Relacionamento Interpessoal. Resumos. CIPRI/ICIRR - Centro Internacional de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal (International Center for Interpersonal Relationships Research). Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Latin American Network for Interpersonal Relationship Research Vitória (ES), Brazil.19-22 - Julho, 2013.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

REFLEXÃO: VIDA & ARTE, SEGUNDO SHINYASHIKI

"A VIDA NÃO É UM QUADRO PRONTO,  
E SIM UMA OBRA DE ARTE
QUE SE REVELA COM UMA NOVA PINCELADA 
A CADA DIA..."

 

(Extraído do livro "Tudo ou nada " de Roberto Shinyashiki)