sábado, 11 de maio de 2013

MÚSICA: MUITO MAIS, SEGUNDO JOÃO ALEXANDRE

 MUITO MAIS, SEGUNDO JOÃO ALEXANDRE





* Muito Mais *
(Composição: João Alexandre. Interpretação/ Vídeo: Hugo Reis)

Muito mais do que ver é preciso viver
Muito mais do que ouvir é preciso sentir
Demonstrar o amor é fazer como Deus
Que desceu lá do céu e entre nós se envolveu.

Muito mais que viver é preciso se dar
Muito mais que sentir é preciso lutar
Repartir o pão, estender a mão
Transformando a fé numa grande missão.

Fome de luz, fome de pão
Fome de amor, fome de paz
Todo homem sem Deus não tem vez nem razão
É um escravo da fome a mais.

Muito mais que fugir, bem pior é negar,
Muito mais que não ver, bem pior se omitir
Demonstrar o amor é fazer como Deus
Que se fez como nós se entregou e morreu [Jesus Ressuscitou].

Como ouvir e negar? Somos todos mortais.
Como ver e não ver? Somos todos reais.
Muitos tem tão pouco e outros tem demais
E perante Deus todos somos iguais.



TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!!!

REFLEXÃO: O BURACO EXISTENCIAL, SEGUNDO BOFF



"O buraco existencial do ser humano 

é do tamanho de Deus. 

Por isso só Deus é capaz de preenchê-lo". 

(Leonardo Boff)

Reflexão baseada em uma releitura do Livro
 "Espiritualidade: um caminho de transformação".

LIVRO: MEDICINA, RELIGIÃO E SAÚDE, DE H. G. KOENIG

LIVRO: MEDICINA, RELIGIÃO E SAÚDE, DE H.G. KOENIG



SOBRE O LIVRO:


Medicina Religião e Saúde: O Encontro da Ciência e da Espiritualidade

- 1a. edição, 2012
- Autor: Harold G. Koening
- Editora: L&PM Editores

Da mente para o corpo: como a religião e a  espiritualidade podem transformar sua saúde

Em Medicina, religião e saúde, Dr. Harold G. Koenig, a maior autoridade mundial no campo da espiritualidade e sua influência sobre a saúde, apresenta um panorama das últimas pesquisas na área, mostrando a importância que as emoções têm sobre os sistemas de cura do corpo. De maneira abrangente, objetiva e acessível aos não especialistas e leitores em geral, Dr. Koenig recupera a história deste relativamente novo campo de estudo, destaca as maiores tendências e explora as grandes polêmicas.

Medicina, religião e saúde lança uma nova luz sobre esta fascinante discussão e será bem-vindo nas estantes de quem busca uma explicação para esses fenômenos, enfocada agora sob o olhar da ciência.

O AUTOR:

Dr. Harold G. Koenig é diretor do Centro para Teologia, Espiritualidade e Saúde e Professor de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Duke University, nos  Estados Unidos. Fez sua formação na Universidade de Stanford e graduou-se em medicina na Universidade da Califórnia, em São Francisco. Dr. Koenig é o maior especialista no campo da espiritualidade e sua influência sobre a saúde, com mais de 40 livros, 300 artigos científicos e 60 capítulos de livros publicados. Suas contribuições demonstram cada vez mais o encontro da ciência com a espiritualidade.

CONSIDERAÇÕES DO DR. FERNANDO LUCCHESE *

Se há alguns anos tivessem me dito que espiritualidade e religiosidade se tornariam objeto de pesquisa médica eu não teria acreditado. É claro que, há muito tempo, nós, médicos, ouvimos os conselhos de Platão sugerindo que aceitássemos a verdade de que corpo e alma são um só e de que de nada adianta tratar de um sem considerar o outro. Mesmo assim nosso ceticismo não tem limites, talvez pelo hábito de tratar doenças duras e amargas que não deixam margem a ilações abstratas. A doença é o inimigo mais concreto do médico. Mais feroz. As ferramentas disponíveis são limitadas em alguns casos. Muitas vezes temos que aceitar com humildade nossa incapacidade de curar. Porém, também lá da Grécia vem o segundo grande conselho, desta vez de Hipócrates: “O dever do médico é curar às vezes, mas consolar sempre”. Quem imaginaria que no limiar do século XXI o ato de consolar se revelasse também um mecanismo de cura, uma ferramenta de combate à doença?

Comecemos por definir espiritualidade e religião.  Já no primeiro capítulo deste livro, Dr. Koenig, psiquiatra da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, dedica- -se a elaborar as diferenças entre espiritualidade, que é “a relação pessoal com o transcendental”, com o divino, e religião, que são os aspectos formais, rituais comunitários e institucionais da espiritualidade. É um bom  começo. Porém o campo de estudo é vasto. Quem hoje descrê da influência da espiritualidade sobre o estado de ânimo do paciente está em pequena minoria. O próprio NHI (Instituto Nacional de Saúde), que coordena a pesquisa médica nos Estados Unidos, a partir do ano 2000 passou a financiar estudos nessa área do conhecimento  por considerá-la de extrema importância.

Neste livro, Dr. Koenig dedica-se a levantar a cortina sobre o encontro da ciência com a espiritualidade. “Mais de mil estudos recentes examinam quantitativamente as relações entre religião, espiritualidade e saúde, muitos deles relatando descobertas positivas.” São palavras do  próprio doutor, que é seguramente a maior autoridade  mundial nesse ramo da ciência.  Há pouco mais de uma década, visitando minha filha – que cursava o College na Duke University –, tive  a oportunidade de conhecer o Dr. Koenig, que me convidou para passar um sábado na sua casa em Durham. Foi  aí que tive a revelação do admirável mundo da pesquisa  sobre espiritualidade e saúde. Depois de um tempo de maturação, agreguei essa nova linha de investigação em  meu serviço de Cardiologia do Hospital São Francisco  da Santa Casa de Porto Alegre. Sempre sob orientação  do Dr. Koenig. A tradução deste livro para o português  é o atendimento ao desejo de que mais pessoas tenham  acesso a essas informações que, sem dúvida, serão importante foco de progresso do conhecimento humano do  século XXI.

* Dr. Fernando Lucchese, cirurgião cardiovascular, é diretor do Hospital de Cardiologia São Francisco da  Santa Casa de Porto Alegre e autor do  best-seller Pílulas para viver melhor (L&PMPOCKET, 2000).

ARTIGO: ESPIRITUALIDADE BASEADA EM EVIDÊNCIAS


ARTIGO: Espiritualidade baseada em evidências
(Por Marcelo Saad, Danilo Masiero, Linamara Rizzo Battistella)



O homem tem um espírito? 

Mais importante que essa questão, que deve ser debatida em outro âmbito, é a afirmativa inquestionável de que o homem possui uma “espiritualidade”. Esse termo pode ser definido como um sistema de crenças que enfoca elementos intangíveis, que transmite vitalidade e significado a eventos da vida.

Esta dimensão de parâmetro de bem-estar não é do corpo ou da mente. Ela transcende o mundo cotidiano e está baseada em questionamentos pessoais de perguntas existenciais de significados e propósitos. Espiritualidade é a propensão humana para encontrar um significado para a vida através de conceitos que transcendem o tangível, um sentido de conexão com algo maior que si próprio, que pode ou não incluir uma participação religiosa formal.

Espiritualidade é aquilo que dá sentido à vida, e é um conceito mais amplo que religião, pois esta é uma expressão da espiritualidade. Espiritualidade é um sentimento pessoal, que estimula um interesse pelos outros e por si, um sentido de significado da vida capaz de fazer suportar sentimentos debilitantes de culpa, raiva e ansiedade.


RESUMO

Espiritualidade pode ser definida como um sistema de crenças que enfoca elementos intangíveis, que transmite vitalidade e significado a eventos da vida. Tal crença pode mobilizar energias e iniciativas extremamente positivas, com potencial ilimitado para melhorar a qualidade de vida da pessoa. As implicações da espiritualidade na saúde vêm sendo estudadas cientificamente e documentadas em centenas de artigos. Há relação entre envolvimento espiritualista e vários aspectos da saúde mental, sendo que pessoas vivenciam melhor saúde mental e se adaptam com mais sucesso ao estresse se são religiosas. Pessoas religiosas são fisicamente mais saudáveis, têm estilos de vida mais salutares e requerem menos assistência de saúde. Existe uma associação entre espiritualidade e saúde que provavelmente é válida, e possivelmente causal. É plenamente reconhecido que a saúde de indivíduos é determinada pela interação de fatores físicos, mentais, sociais e espirituais. Os profissionais da saúde já contam com indicações científicas do benefício da exploração da espiritualidade na programação terapêutica de virtualmente qualquer doença. O presente artigo cita os trabalhos mais relevantes sobre o assunto.

UNITERMOS: Religião e ciência. Espiritualismo. Reabilitação. Saúde.

FONTE: SAAD, Marcelo; MASIERO, Danilo; BATTISTELLA, Linamara Rizzo. Espiritualidade Baseada Em Evidências. Acta Fisiátrica, [S.l],  v.8, n.3, p.107-112, 2001.