sexta-feira, 22 de março de 2013

ARTIGO: O IMPACTO DA ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE FÍSICA


O impacto da espiritualidade na saúde física
(Por Hélio Penna Guimarães e Álvaro Avezum)


Em revisão narrativa de cerca de 850 artigos, publicados ao longo do século XX, incluindo artigos publicados após 2000 e a descrição de pesquisas conduzidas no Brasil, Moreira-Almeida et al. (2006) verificaram que maiores níveis de envolvimento religioso estão associados positivamente a indicadores de bem-estar psicológico (satisfação com a vida, felicidade, afetos positivo e moral mais elevados) e a menos depressão, pensamentos e comportamentos suicidas, uso/abuso de álcool/drogas. Esse impacto positivo sugere ser mais relevante entre pessoas sob estresse (idosos e aqueles com deficiências e doenças clínicas), considerando que há indícios suficientes disponíveis para se afirmar que o envolvimento religioso habitualmente está associado à melhor saúde mental. Ressalta-se, porém, a necessidade de melhor compreensão dos fatores mediadores dessa associação e sua transposição à prática clínica diária.

Hummer et al. (1999) foram os primeiros a demonstrar a correlação entre prática religiosa e redução da mortalidade por causa cardiovascular e indiretamente reforça o papel da religiosidade/espiritualidade em mudanças de hábito de vida.

Powell et al., 2003 citam que aspectos da religiosidade com a prática semanal podem ser fatores protetores contra doenças cardiovasculares, por promover melhor controle de ansiedade/estresse e hábitos saudáveis de vida Entre os idosos a prática frequente de serviços religiosos foi associada à menor incidência de AVC.

Oman et al. (2002) avaliaram 6.545 adultos na Califórnia, com seguimento de 31 anos; a prática semanal de atividade religiosa foi associada à redução de mortalidade por neoplasia.
O desenvolvimento de conceituações de virtudes religiosas, perdão, altruísmo, esperança, prece e voluntarismo, apesar de soar operacional ou métrico, pode definir a nova direção para conduzir estudos de avaliação de espiritualidade e religiosidade.

FONTE DE PESQUISA:

GUIMARÃES, Hélio Penna; AVEZUM, Álvaro. O impacto da espiritualidade na saúde física. Rev. Psiq. Clín. 34, supl 1; 88-94, 2007. Órgão Oficial do Departamento e Instituto de Psiquiatria Faculdade de Medicina  - Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.hcnet.usp.br/ipq /revista/vol34/s1/88.html. Acessado em 19 de janeiro de 2009.

RESUMO:

As implicações da espiritualidade na saúde vêm sendo cientificamente avaliadas e documentadas em centenas de artigos, demonstrando sua relação com vários aspectos das saúdes física e mental, provavelmente positivos e possivelmente causais. Objetivo: Apresentar de forma concisa as evidências recentes do papel da espiritualidade e da religiosidade em diversos campos da prática clínica diária. Métodos: Para uma revisão descritiva foram selecionados artigos no banco de dados Medline, por meio dos unitermos: “religiosity”, “religion”, “spiritual” e “spirituality”. Os artigos foram avaliados por análise de método e determinação de limitações de desenho. Resultados: Foram apresentados de forma descritiva e concisa relevantes achados referentes às associações entre a espiritualidade/religiosidade e atividade imunológica, saúde mental, neoplasias, doenças cardiovasculares e mortalidade, além de aspectos de intervenção com uso de prece intercessória. Conclusões: Há crescente acúmulo de evidências sobre a relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde física, mas por essas evidências ainda não serem adequadamente robustas, este se constitui em promissor campo de investigação.

Palavras-chave: Espiritual, religião, saúde física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário